Perguntas e respostas sobre o bitcoin

São o mesmo bitcoin e blockchain?

Não, mas é fácil confundilos, já que ambos foram divulgados em 2008. quando Satoshi Nakamoto publicou o artigo no qual ele descreveu como implementálos ao mesmo tempo.

Bitcoin é um tipo de criptomoeda. O “blockchain” é a técnica que possibilita o protocolo Bitcoin: uma infra-estrutura que permite manter um registro de todos os tipos de transações. O blockchain existe sem o bitcoin, mas não o contrário. Você pode pensar em bitcoin como um “aplicativo” que é executado em uma cadeia de blocos, um pouco semelhante à forma como a Internet é executada na Internet.

onde o valor de um criptomoneda procederá?

Alguns afirmam que o bitcoin tem valor por causa de sua segurança (sua cadeia de blocos nunca foi pirateada) ou sua “escassez”. impostas matematicamente (uma reserva fixa de 21 milhões de bitcoins implica que elas nunca podem ser desvalorizadas por “imprimir mais dinheiro”).

Outros acham que seu valor é intrínseco, já que a mineração é uma tarefa tediosa que fortalece a rede. Mas hoje as criptomoedas que não exigem mineração? Segundo Christian Catalini, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). “O valor emerge do consenso: todos concordamos que tem valor”.

Nesse sentido, as criptomoedas podem ter mais em comum com as redes sociais do que com os bancos centrais. “O dinheiro é um meio para a sociedade acompanhar contas e saldos”, diz ele. Se as criptomoedas acabarem facilitando o rastreamento de informações, seu valor será garantido. se representam um ativo físico ou um número simples.