bitcoin

Conceitos básicos de criptomoedas

CRIPTOMONEDA: Moeda virtual que usa técnicas criptográficas para controlar quando unidades monetárias são geradas e para garantir a transferência segura de fundos.

EQUAL À REDE IGUAL (P2P, PEER TO PEER): Rede descentralizada de computadores, para que qualquer um deles possa comunicar com qualquer outro sem passar por um servidor central ou por um administrador. Napster, a plataforma criada no final dos anos noventa para compartilhar arquivos de música, popularizou o conceito.

NODE: Todo computador conectado a uma rede P2P. A rede Bitcoin consiste em milhares de nós espalhados por todos o mundo.

LISTA DE CONTABILIDADE DISTRIBUÍDA: Lista de transações com registros de data e hora que são transmitidos, copiados e confirmados simultaneamente através de vários computadores em uma rede P2P. Se cada nó tiver uma cópia do livro, erros e falsificações podem ser detectados facilmente.

BLOCO: Agrupamento de transações individuais em uma cadeia de blocos. Na rede Bitcoin, novos blocos são adicionados à cadeia a cada 10 minutos.

MÉTODO DE DISPERSÃO (HASHING): Um método criptográfico que usa uma função chamada hash, ou “função de resumo”, que condensa qualquer quantidade de dados em uma cadeia alfanumérica de tamanho fixo. Isso gera uma “impressão digital” dos dados iniciais: se apenas um de seus bits for modificado, o resultado da aplicação da função hash será completamente diferente, o que facilita a detecção de erros ou manipulações nos dados originais. O método é unidirecional: os dados iniciais não podem ser recuperados da impressão digital.

MINERAÇÃO: Processo pelo qual os nós de uma rede de criptomoedas competem entre si para adicionar com segurança novos blocos à cadeia. A recompensa consiste em unidades da moeda, então isso se torna um incentivo financeiro para garantir a segurança. A mineração envolve o download da versão mais recente da cadeia de blocos e a verificação dela; então, um algoritmo de força bruta é aplicado para encontrar a solução para um enigma matemático difícil gerado pelo hashing.

O primeiro nó que o obtém “extrai” o bloco, adiciona-o à cadeia e obtém a recompensa. A competição não depende da habilidade do usuário: mais poder de cálculo é invertido. quanto maior a probabilidade de encontrar a solução; um processo conhecido como “prova de trabalho”.